Porto Alegre, terça-feira, 23 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

10/09/2009
Cultura e Socialismo são debatidos em Canoas
O papel da cultura e do conhecimento na transição para o Socialismo foi o tema do debate na noite da última quarta-feira (09), na Fundação Cultural de Canoas. O evento realizado pela Fundação Maurício Grabois objetivou debater os assuntos referentes à cultura e o Socialismo no 12º Congresso Nacional do PCdoB.
 

Carrion participa do debate em Canoas


O doutor em Sociologia pela UFRGS e coordenador do debate,  Nilson Weisheimer, relatou que a atividade foi de grande êxito devido a presença do público, também ressaltou a existência de um debate de idéias que dialoga com o projeto de desenvolvimento inserido na agenda do 12º Congresso Nacional do PCdoB.

Para o deputado e líder da bancada do PCdoB, Raul Carrion, o novo programa socialista do Partido Comunista do Brasil, reflete a luta de idéias inseridos nesse novo programa e enfatiza a importância da frente cultural nesse sentido. Carrion que também é historiador falou na compreensão do povo como nação e que a questão deve ser discutida para um maior e melhor entendimento da soberania deste país.

A construção do conhecimento e a relação do novo projeto nacional de desenvolvimento, é caracterizado por quatro pontos principais, afirma o professor de Ciências Sociais da ULBRA, Ottmar Teske. Para ele a diversidade, a sustentabilidade, a acessibilidade e o reconhecimento político fazem a diferença e se destacam no processo.

Segundo o filósofo, escritor e secretário municipal da cultura de Canoas, Jeferson Assunção, o debate serve para fortalecer as discussões em pauta nesse 12º congresso. Também afirmou a relevância das diretrizes da cultura e a diversidade tridimensional na política cultural.