Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

03/09/2009
Vencedores do Prêmio Lila Ripoll recebem prêmio no Solar dos Câmara
Os vencedores do Prêmio Lila Ripoll de Poesias - Edição 2009 foram agraciados na noite desta quarta-feira (2), no Solar dos Câmara.
 

Vencedores receberam certificados

Os três primeiros colocados receberam medalhas, e foram entregues dez menções honrosas. O evento contou com a presença do presidente da AL, deputado Ivar Pavan (PT). A atriz e declamadora Liliana Cardoso, acompanhada do violinista Gabriel Selvagem, recitou poesias de Lila Ripoll.
O presidente Ivar Pavan ressaltou que o prêmio é um estímulo à cultura promovido pela Assembleia Legislativa, e ressaltou que a cada edição aumenta o número de inscritos. “Cada participante, em cada poesia escrita, está contribuindo para a cultura gaúcha. Temos a compreensão de que a cultura de modo geral, e o fazer poético em particular, são dimensões fundamentais do humano e da cidadania. E essa é uma das obrigações de uma Casa política, ou seja, fortalecer a cidadania para uma sociedade melhor e mais humana", assinalou Pavan.

Criado para assinalar o centenário de nascimento da escritora, em 2005, pela então deputada estadual Jussara Cony, o Prêmio foi retomado nesta Legislatura pelo deputado Raul Carrion. O parlamentar foi representado pela poetisa Anália Dorneles na cerimônia.

A vencedora
A grande vencedora foi Caroline Milman, com a poesia Nas Dobras da Cortina Verde. Caroline inscreveu-se  por estímulo do pai e considerou sua vitória como uma surpresa .“Tenho muito carinho pelas iniciativas culturais da Assembleia Legislativa, e ganhar este prêmio me deixou muito orgulhosa. Este reconhecimento serve de termômetro, uma forma de avaliar meu trabalho, e me faz perceber que minhas poesias têm valor literário”. A poeta escreve desde criança, e há dez anos passou a estudar as estruturas poéticas. “A partir de um curso que fiz com o escritor Fabrício Carpinejar ampliei meus conhecimentos e minhas percepções, e hoje consigo escrever sobre várias temáticas”.

Edição 2009
Em 2009, concorreram 367 textos em prosas e versos, sobre temas sociais e de gênero. As obras foram analisadas pelos jurados Jaime Vaz Brasil, Marilice Costi, Ronald Augusto da Costa e Santa Inéze Domingues da Rocha Neiva Soares. Poetas de todas as idades se inscreveram, desde crianças de 10 anos até 80 anos. O prêmio também foi espaço de inclusão social, pois apenados do presídio de Bagé participaram do concurso. As 13 poesias vencedoras serão publicadas em um livro que deverá ser lançado na Feira do Livro de Porto Alegre.

Vencedores
1.º lugar: “Nas dobras da cortina verde” de Caroline Milman
2.º lugar: “Logopsia” de Clóvis da Rolt
3.º lugar: “Rua dos fundos” de Haydée Schlichting Hostin Lima

Menções Honrosas
1.ª menção honrosa – “O velho das bandeiras” de João Pedro Seibel Wapler
2.ª menção honrosa – “Bordados” Caroline Milman
3.ª menção honrosa – “Intratempo” de Francisco Mateus Conceição
4.ª menção honrosa –  “Margem” de Francisco Mateus Conceição
5.ª menção honrosa – “Uva-do-Japão” de Camilo de Lélis Furlin
6.ª menção honrosa – “Homo-humano” de João Antônio Pereira
7.ª menção honrosa – “O pombo” de Adalberto Alves Monteiro
8.ª menção honrosa – “Capela Branca para Clementina” de Moacyr V. Junior
9.ª menção honrosa – “Após as flores” de Darci Jorge Martins da Cunha
10.ª menção honrosa – “Logopsia II” de Clóvis da Rolt 

Com informações da
Agência Alers