Porto Alegre, quarta-feira, 17 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

31/08/2009
Carrion solicita acesso a imagens da ação que resultou na morte de sem-terra
O líder do PCdoB na Assembleia Legislativa, deputado Raul Carrion, solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan, as imagens, gravadas pela Brigada Miliar, da ação policial para a desocupação da Fazendo Southall, em São Gabriel. A ação resultou na morte por tiro de arma de fogo do integrando do MST Elton Brum da Silva.
O pedido, segundo o deputado, fundamenta-se no dever/poder da Assembleia de fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, conforme estabelece o artigo 53, inciso XIX da Constituição Estadual.

A origem do disparo que vitimou o agricultor foi de uma espingarda calibre 12 empunhada por um membro da Brigada Militar. As notícias também dão conta de descabida repressão aos demais ocupantes da fazenda Southall. “Exigimos o imediato esclarecimento deste inaceitável assassinato e desta desproporcional violência contra os excluídos, que mais uma vez enlutam e envergonham o Rio Grande do Sul, que tem se tornado palco de ações repressivas todas as vezes que os movimentos sociais realizam suas manifestações”, lembra o parlamentar.