Porto Alegre, quarta-feira, 8 de maio de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

24/08/2009
Campanha pela nacionalização do pré-sal realiza ato público em Porto Alegre

Parlamentares gaúchos e 40 entidades da sociedade civil participaram nesta segunda-feira (24) deato público, em Porto Alegre, pela nacionalização do petróleo da camada pré-sal.

 

Fotos Marco Couto/ALERS

Reuniram-se na Esquina Democrática da capital gaúcha, deputados federais, estaduais, sindicalistas e representantes de entidades de classe para defender um novo marco regulatório para a exploração do petróleo. Participaram os deputados estaduais Raul Carrion (PCdoB), Ivar Pavan, presidente do parlamento,  Raul Pont e Dionilso Marcon, além dos deputados federais Fernando Marroni e Emilia Fernandes.

O ato encerrou-se com uma caminhada até a Praça da
Alfândega, local onde será reinstalada a Torre do Petróleo, monumento que marcou a campanha pela nacionalização do petróleo nos anos 50.
Carrion lembrou que a descoberta do pré-sal equivale a maior descoberta do mundo ocidental,
superior a 10 vezes a riqueza acumulada em 500 anos. “Esta campanha significa empunhar a bandeira da nacionalidade como ocorreu na décade de 40 e 50 do século passado. Reestatizar a Petrobras é uma luta pela Pátria Brasil", afirmou.

Os grafiteiros Cuca, Aranha e Jeferson TR fizeram intervenção urbana na esquina democrática em defesa do pré-sal.

Caminhada cruzou Rua da Praia, em Porto Alegre

A campanha O Pré-Sal é Nosso terá continuidade no dia 1º de setembro com a realização de um debate no Salão de Atos da Ufrgs. A aula pública será conduzida pelos professores Ildo Sauer, da USP, e Carlos Lessa, professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em 1º 
de outubro está previsto a realização de um Grande Expediente em homenagem aos 55 anos da Petrobras no Plenário da AL.A iniciativa é do deputado Raul Carrion. O ato coordenado pelo Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-Sal contou com a presença das CTB, CGTB, CUT, partidos políticos, Ajuris, UNE, UGES, UBES, Federação de Mulheres, União dos Negros Pela Igualdade, Fórum Nacional de Moradores, Associação dos Engenheiros da Petrobrás, Federação Única dos Petroleiros, Sindicato dos Petroleiros, Sociedade de Economistas, Comitê Intermunicipal Pró-Sinos. 

O pré-sal

A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizada abaixo da camada de sal, entre 5 e 7 mil metros na área oceânica correspondente aos estados de Santa Catarina e o Espírito Santo. As reservas foram formadas há cerca de 100 milhões de anos, a partir da separação da África e da América. Sua dimensão é de 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura, com previsão de 80 bilhões de barris, equivalente a R$ 18 trilhões.

A camada pré-sal pode colocar o Brasil na quarta posição no ranking dos países exportadores de petróleo.