Porto Alegre, sexta-feira, 29 de março de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

21/08/2009
Carrion lamenta morte de agricultor do MST durante desocupação
O Deputado Raul Carrion – Líder do PCdoB na ALERGS – manifesta o seu imenso pesar pela morte do agricultor Elton Brum da Silva, integrante do MST, ocorrida durante ação de desocupação da fazenda Southall, em São Gabriel, promovida pela Brigada Militar na manhã desta sexta-feira (21/08).

Segundo versões preliminares, a origem do disparo que vitimou o agricultor foi de uma espingarda calibre 12 empunhada por um soldado da BM, momentos após uma discussão deste com a vítima. As notícias também dão conta de mais de uma dezena de feridos hospitalizados sob custódia policial militar, e de descabida repressão aos demais ocupantes da fazenda Southall.

É de se lamentar que nos últimos três anos, nosso Estado tenha presenciado inúmeras ações truculentas envolvendo a Brigada Militar, com clara orientação no sentido de imprimir violenta repressão policial aos movimentos sociais e as suas lutas.

Repudiamos, denunciamos e exigimos o imediato esclarecimento deste inaceitável assassinato e desta desproporcional violência contra os excluídos, que mais uma vez enlutam e envergonham o Rio Grande do Sul, que tem se tornado palco de ações repressivas todas as vezes que os movimentos sociais realizam suas manifestações.

Já é hora de erradicar esta visão autoritária que criminaliza os movimentos sociais e considera como bandidos aqueles que ousam lutar por seus direitos e manifestar-se contra aquilo que consideram injusto. Esta não é a história de nosso Estado, pautada pela democracia e pela livre manifestação.

Exigimos que a Governadora Yeda Crusius – inspiradora e responsável última por essas violências – detenha sua mão repressiva contra o povo gaúcho. Nesse sentido,  encaminhamos requerimento ao Ministério Público Federal e Estadual solicitando as devidas investigações sobre esta violenta ação repressiva contra o MST.

Impõem-se a ação dos democratas deste Estado para deter esta escalada repressiva, evitando que novas vidas sejam ceifadas.

Porto Alegre, 21 de agosto de 2009.

Deputado Raul Carrion
Líder do PCdoB na ALERGS.