Porto Alegre, quarta-feira, 24 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

18/08/2009
Oposição pede reabertura de investigação sobre compra da casa de Yeda
Parlamentares da oposição solicitaram à procuradora-geral de Justiça, Simoni Mariano Rocha, a reabertura das investigações sobre a compra de uma mansão pela governadora Yeda Crusius, ocorrida logo depois da eleição de 2006.
 

Foto: Marcos Eifler / AL

A representação foi entregue a chefe do Ministério Público Estadual no final da tarde desta segunda-feira (17). O líder do PCdoB na Assembleia gaúcha, deputado Raul Carrion, que participou da reunião, lembrou que a aquisição da mansão localizada em um bairro nobre da cidade está envolta em mistérios que precisam ser esclarecidos.

Os deputados Elvino Bohn Gass (PT), Stela Farias (PT), Raul Pont (PT) também participaram da reunião. O pedido baseia-se em fatos que foram revelados a partir da ação civil pública por improbidade administrativa, movida pelo Ministério Público Federal, contra a governadora e outros oito integrantes do governo. Com 80% do conteúdo baseado em diálogos telefônicos interceptados com autorização judicial, o processo de 1.238 páginas mostra os bastidores de corrupção e troca de favores do governo estadual.

Um dos elementos citados pelos parlamentares é a gravação de uma conversa telefônica entre o lobista Lair Ferst e o ex-representante do governo gaúcho em Brasíla, Marcelo Cavalcante, ambos integrantes da campanha tucana ao Piratini. Lair relatou a Cavalcante que a casa da governadora havia sido vendida a um engenheiro por R$ 1 milhão. O negócio teria sido desfeito, e o imóvel adquirido por Yeda pelo mesmo valor e não por R$ 750 mil, como alega Yeda.

Além de pedir a reabertura das investigações, a oposição quer que o MPE forneça cópia dos argumentos que embasaram o pedido de arquivamento da investigação sobre o mesmo tema no final do ano passado.

Brasília
Nesta quarta-feira (19), às 18h30min, os deputados têm audiência com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, em Brasília. Na pauta, o pedido para levantamento completo do segredo de justiça da ação civil pública do Ministério Público Federal contra a governadora e parlamentares com foro privilegiado.