Porto Alegre, sexta-feira, 26 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

13/8/2009
Comitê em Defesa do Pré-Sal fará ato público em Porto Alegre
O Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-Sal realizou nesta quinta-feira (13), na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara, reunião preparatória para um conjunto de ações que estão programadas a fim de mobilizar a sociedade gaúcha em torno da questão da exploração de petróleo na camada pré-sal.
 

Defesa do pré-sal no RS tem música-tema

No próximo dia 24 de agosto haverá um ato público na Esquina Democrática, em Porto Alegre, seguido de uma caminhada até o monumento em homenagem à Carta Testamento de Getúlio Vargas, na Praça da Alfândega. “A sociedade civil organizada tem um papel fundamental no sentido de reverter o atual marco regulatório, que não defende a soberania do povo brasileiro sobre as suas riquezas”, destacou o deputado Raul Carrion (PCdoB), integrante do Comitê.
 
Aula pública
Outra atividade programada será a realização de uma aula pública no dia 1º de setembro, no Salão de Atos da Ufrgs, tendo como painelistas o professor da USP e ex-diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, e o economista e ex-presidente do BNDES, Carlos Lessa. O deputado Carrion apresentou também requerimento para realização de Grande Expediente Especial no dia 1º de outubro com o objetivo de marcar a data de criação da Petrobras, ocorrida em 3 de outubro de 1953. A Mesa Diretora da AL deve apreciar a proposição na próxima terça.
 
Música
A luta em defesa do pré-sal já tem até música-tema no Rio Grande do Sul. Os petroleiros Estevão Fontoura Ribeiro e José Renato dos Santos, o Zeca, apresentaram ao Comitê a canção “O petróleo tem que ser nosso”, de autoria dos dois. “Não, não, não... Não se pode deixar levar/ o que é do povo, é da gente,/ vamos nas ruas defender, todo mundo!/ O petróleo outra vez./ Agora acaba a diferença/ o que hoje é pre-sal/ no passado a mesma luta:/ Petróleo é Nosso, riqueza nacional”, exalta o refrão da música apresentada em ritmo de samba aos integrantes do Comitê.
 
80 bilhões de barris
A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizada abaixo da camada de sal, entre 5 e 7 mil metros na área oceânica correspondente aos estados de Santa Catarina e o Espírito Santo. As reservas foram formadas há cerca de 100 milhões de anos, a partir da separação da Africa e da América. Sua dimensão é de 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura, com previsão estimada para produzir 80 bilhões de barris. A camada pré-sal pode colocar o Brasil na quarta posição no ranking dos países exportadores de petróleo.

Segundo a Aepet, esta reserva é a maior existente em termos de combustível fóssil que servirá como fonte de energia ainda por muitos anos, ao lado dos biocombustíveis. A riqueza gerada por sua exploração permitirá o desenvolvimento de fontes de energia alternativa para o país.
 
Fonte: Agência ALERS