Porto Alegre, sexta-feira, 29 de março de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

13/08/2009
Repúdios aos ataques à UNE marcam posse da nova diretoria
Parlamentares de diferente siglas criticaram os constantes ataques feitos à UNE pela chamada grande imprensa. Presente na posse da nova diretora da entidade, realizada na última quarta-feira (12), no auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados. O ex-presidente da entidade, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), disse que as criticas não surpreendem porque são a repetição de um processo que já levou o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), a depor numa CPI em 1963 quando presidia a entidade.


Segundo o deputado, a entidade que é taxada de governista e sem representatividade, precisa enfrentar com amplitude e coragem as acusações, como tem feito, e continuar defendendo “os interesse da juventude, do povo e do Brasil”. Ele citou como exemplo prático o ato de posse da nova diretoria, encabeçada por Augusto Chagas, que reuniu deputados e senadores do DEM, PSDB, PTB, PP, PDT, PSC, PSB, PSOL, PT, PMDB e PCdoB, além de representantes de diversas entidades do movimento social que lotaram o auditório.

“São as mesmas forças, correntes políticas e ideológicas que persistem nessa atitude diante da UNE. Na época, a entidade era acusada de ser ligada ao Governo João Goulart, embora tivesse posições independentes e até muito críticas. Serra defendeu-se muito bem (na CPI), aliás enfrentou aquelas forças e hoje elas repetem o mesmo processo contra a atual direção da UNE”, disse Aldo.

Temer dá conselhos

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), presente no local, afirmou que as críticas da mídia não podem impressionar os dirigentes da entidade e deu um conselho: “Eu já sofri muito (com as críticas), tentem argumentar e contra-argumentar. O melhor método é esse.”

Temer ainda afirmou que a posse da UNE no espaço da Câmara representava simbolicamente a participação da juventude na atividade política. “A Câmara dá um exemplo e um incentivo para que a juventude ingresse na política”, disse.

O senador João Pedro (PT-AM), presidente da CPI da Petrobras, foi mais duro. Segundo ele, é preciso repudiar essa tentativa de desqualificar uma entidade que é orgulho do povo e da juventude brasileira. “Quero repudiar esses ataques, essa articulação leviana contra uma entidade que não deve nada a ninguém, principalmente a esses setores atrasados e retrógrados”, argumentou.

No mesmo tom, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), ironizou e disse que “chapa branca” (governista) é a grande mídia no Brasil que leva a maioria esmagadora dos recursos de publicidade do governos federal, estadual e das estatais. “A UNE respondeu bem ao dizer que se essa mídia, que recebe montanhas de recursos do governo, deixasse algum dia de receber, a UNE também não receberia um centavo”, provocou.

Segundo ele, os estudantes conseguem os recursos no processo de mobilização e não de forma dadivosa. Criou as condições por sua trajetória de luta e relações políticas. “É tanto que praticamente todos os partidos estão nesta posse.”

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) disse que a melhor forma da UNE combater as críticas é a mobilização dos estudantes. “Não há a possibilidade de um país sem estudante consciente e mobilizado (...) Vocês tem esse compromisso vital, biológico eu diria”, afirmou.

O líder do PCdoB na Câmara, Daniel Almeida (BA) considerou que os setores mais retrógrados da sociedade não toleram o prestígio que a entidade adquiriu por pensar o Brasil e mobilizar tanta gente. “A oposição organizada no Brasil não quer entender e aceitar um projeto democrático com participação popular, por isso, reage atacando uma instituição como a UNE”, diz.

"A posse da UNE dentro do Congresso tem uma grande simbologia. A entidade máxima dos estudantes respondeu aos críticos que está disposta ao debate, com todas as opiniões e tendências políticas. A UNE não tem medo do debate", destacou a deputada Manuela D´Ávila (PCdoB-RS), considerada pelos dirigentes da UNE como legítima representante da juventude na Câmara.

O deputado Cláudio Vignatti (PT-SC) disse que uma entidade combativa como é a UNE sempre vai sofrer ataques. São criticas, que na sua opinião, demonstram que os estudantes estão no caminho certo. Na condição de relator do projeto que libera recursos para a reconstrução da sede da entidade no Rio de Janeiro, ele foi ovacionado ao convocar os parlamentares a aprovarem o projeto por unanimidade.

Argumentos dos estudantes

O novo presidente da UNE para o biênio 2009-2011, Augusto Chagas, disse que a entidade sofre os ataques sistemáticos da mídia porque não atua a serviços dos interesses da elite brasileira. “A UNE vive um momento de prestígio e de força. Com certeza nós vamos na prática, com mobilização e a rede do movimento, responder a esses ataques e demonstrar a força e capacidade da UNE em ajudar o país nas transformações que precisa.”

A ex-presidente da entidade, Lúcia Stumpf, destacou que a entidade nunca foi atrelada a qualquer governo durante toda os seus 72 anos de existência. Disse que no Governo Lula as portas do diálogo foram abertas numa relação de independência e autonomia, diferente do governo anterior de Fernando Henrique Cardoso.

“Graças ao diálogo conquistamos o Reuni e ProUni (programas que concedem bolsas em instituições de ensino privado) e avanços significativos na qualidade da educação. A UNE reafirma que sempre estará ao lado daqueles que lutam por um Brasil melhor”, disse Stumpf.

Fonte:vermelho.org.br