Porto Alegre, sexta-feira, 19 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

12/08/2009
PCdoB protocola pedido para garantir vaga na CPI da Corrupção
O deputado Raul Carrion protocolou, na tarde desta quarta-feira (12), requerimento na Presidência do Legislativo solicitando a garantia de uma vaga na CPI da Corrupção, que deve ser instalada na próxima semana.
 

Desde maio Carrion luta para instalar CPI

 De acordo com o parlamentar, que foi suplente na CPI do Detran, a solicitação é baseada no Regimento Interno e evita que a CPI não garanta acesso de bancadas com menos de três deputados. 

O pedido baseia-se no art. 75, inciso 4º, do Regimento Interno da Casa, que prevê o rodízio entre as bancadas que não atingem coeficiente de participação em Comissões Parlamentares. "Aguardamos a resposta com a convicção de que as minorias terão voz nesta CPI”, afirmou.

O pedido de instalação da CPI com a adesão de 39 parlamentares está sendo analisado pela Procuradoria da Assembleia gaúcha. Após o exame, e em caso de concordância, as bancadas têm cinco dias para indicar os membros da Comissão.

Depoimento de Buchmann

Durante a sessão plenária, Carrion diz-se estarrecido com parte do conteúdo da ação do Ministério Público Federal contra a governadora Yeda Crusius e mais oito pessoas, em especial com o trecho que contém o depoimento do ex-presidente do Detran, Sérgio Buchmann. Prestado de forma espontânea em julho passado, o depoimento aponta para graves atos de intimidação, chantagem, troca de favores e fraudes.

Em um dos trechos, Buchmann relata ter sido pressionado para manter a empresa gráfica que confecciona as carteira de motorista e a contratar em caráter emergencial a empresa de guinchos Atento Service. Segundo palavras do próprio Buchmann, uma das contrapartidas para manter o serviço de confecção de carteiras com a atual empresa seria a impressão de material de campanha nas próximas eleições.  “A alegação dos líderes do PSDB de que não existem fatos determinados é totalmente infundada. Fatos graves para o exame da CPI não faltam”, diz Carrion.