Porto Alegre, terça-feira, 16 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

04/08/2009
Protocolado pedido de Audiência Pública sobre corrupção no Detran-RS
O deputado estadual Raul Carrion (PCdoB) protocolou na manhã de ontem (03), na Comissão de Serviços Públicos, o pedido de realização de audiência pública para debater a relação contratual entre o governo do RS e a empresa Atento Service, seus impactos no patrimônio público e os insólitos procedimentos policiais em relação ao ex-presidente do Detran Sr. Sérgio Buchmann.


O fator desencadeador do pedido de audiência pública, segundo Carrion, foram as recentes denúncias que envolvem o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/RS. Segundo elas, houve a utilização do órgão com a finalidade de privilegiar interesses privados, atividades que nao teriam encerrado com o desbaratamento de quadrilha que havia se encastelado na autarquia sob o pretexto de “prestação de serviços de habilitação de condutores”.
 
A crise que se abateu sobre o DETRAN levou à abertura de investigações por parte da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Ministério Público de Contas, resultando na CPI formada na Assembleia Legislativa do RS. Inúmeros fatos criminosos foram trazidos à tona. “A continuidade das denúncias, sem que haja um cabal esclarecimento por parte do Executivo, tem gerado uma preocupação sem precedentes na população riograndense, a quem chama a atenção o fato de que o DETRAN já encontrar-se sob a quarta presidência, desde o início deste governo, sem que a sua crise seja resolvida”, lembrou Carrion, que participou dos trabalhos da CPI como suplente.
 
Estima-se que a dentro de 4 semanas seja realizada a Audiência Pública.