Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

30/07/2009
Região Sul registra maior redução da jornada de trabalho no país
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)divulgou na última quarta-feira um levantamento sobre a jornada de trabalho no país.  O estudo revelou que a região Sul teve a maior redução da jornada de trabalho desde 1988, quando foi determinada a carga horária de 44h semanais. De acordo com levantamento a jornada de trabalho média na região baixou 13,2%. Atualmente a maior carga horária de trabalho é no Estado de São Paulo, que tem uma jornada semanal de 41,9h.
No Estado, a queda foi de 8,5%. No ano de 2007, a média de trabalhao era de 39,7h por semana. Em 1988, a carga horária era de 46,2h. 
 
Para o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, (foto) a pesquisa mostra que apenas reduzir a jornada de trabalho não basta para gerar empregos. No período pesquisado, o número de desempregados aumentou 331,6% porque a economia brasileira não cresceu tanto. Pochmann defende que a jornada seja alterada a fim de ampliar os postos de trabalho.
 
 
"Temos uma parcela grande dos trabalhadores com uma jornada muito pequena, com menos de 19h por semana por exemplo. E de outro lado temos quase a metade dos trabalhadores com jornada acima de 44h semanais. Uma melhor redistribuição dessa jornada permitiria mais pessoas ocupadas do que a simples redução da jornada oficial", argumenta.
 
O Ipea também alerta para algumas conclusões do estudo, que trata dos trabalhadores formalmente contratados. Em 2007, eles representavam menos da metade dos trabalhadores em geral. Na pesquisa, os trabalhadores com menor escolaridade tiveram redução de 18,1% na jornada média semanal. No entanto, não mostra que boa parte dessa população trabalha no mercado informal para aumentar a renda da família.
 
 
"A menor escolaridade terminou fazendo com que os trabalhadores ficassem com ocupações informais, jornadas muito reduzidas, de menor remuneração. Já os trabalhadores com mais escolaridade puderam garantir sua ocupação nos postos com melhor qualidade e geralmente com jornada próxima à oficial", diz.
 
 
O levantamento do Ipea foi feito a partir da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte:www.manuela.org.br