Porto Alegre, quinta-feira, 28 de março de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

30/07/2009
Divulgado relatório do 1º Seminário Habitação de Alvorada 
No dia 25 de julho de 2009, na Câmara Municipal de Vereadores, foi realizado o 1º Seminário de Habitação – Escola Solidária: O direito de acesso à moradia como instrumento de formação do cidadão do presente e do futuro.

Vencendo o intenso frio da manhã do sábado, a prefeitura de Alvorada realizou importante evento, mobilizando a sociedade e o governo, com grande êxito para a comunidade e destacando, mais uma vez, a imagem positiva do município que busca tornar-se, cada vez mais, um lugar melhor de se viver.

Vários temas foram abordados, como o direito à cidade (questão de cidadania); o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social; o Plano Nacional de Habitação de Interesse Social e o Plano Local de Habitação de Interesse Social; Programas Estaduais de Habitação, Programas Federais de Habitação como o PAC e Minha Casa Minha Vida; Políticas Públicas de Habitação com Gestão Participativa; Regularização Fundiária; Cooperativas e autoconstrução habitacional e ainda a participação das Associações de Moradores na produção da moradia de interesse social.

Abriu o evento, que teve grande participação da sociedade e do governo, o Prefeito João Carlos Brum, que foi seguido pelo Secretário de Habitação, Francisco C. Ramos e pela Secretária de Educação Jussara Bitencourt, que destacou a necessidade de sintonizar novos loteamentos no município com a respectiva estrutura educacional.

Em seguinda, foi realizado um painel pelo Dep. Estadual Raul Carrion, na qualidade de membro dos Conselhos Nacional e Estadual das Cidades, apontando a necessidade da sociedade, poder público e setor empresarial da construção civil aliarem-se no combate à especulação imobiliária, principal entrave no acesso mais barato à moradia digna e que prejudica todas as classes sociais.

Houve, ainda pela manhã, o painel elaborado pela Secretaria Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEHADUR), que se fez representar pelo Dr. Marcelo Soares (Diretor do Depto de Produção Habitacional e Programas Habitacionais), acenando com parcerias para o Município. Encerrando a manhã, a Especialista em Planejamento Urbano, Jaqueline Menegassi abordou o Plano Local de Habitação e a necessidade de uma gestão urbana planejada.

No período da tarde, foram realizados os painéis da Caixa Econômica Federal e dos Movimentos Sociais. No primeiro, a Caixa se fez representar pelo Sr. Sérgio Bertaglioli (Gerente regional de negócios da construção civil) e o Sr. Adilson Christovam (Gerente de Habitação). Interagindo com a comunidade presente e atores da área habitacional, muitas dúvidas foram dirimidas na ocasião, especialmente o Programa Minha casa minha vida e o PAC.

Finalmente, Pedro Dias, pela CONAM (Confederação Nacional das Associações de Moradores), pela UAMA Gilberto Perrone, e pelas cooperativas habitacionais, J.S. Espírito Santo, encerraram o evento com a participação do movimento popular, enfatizando a necessidade de manter a união e a pressão política para a manutenção do atual quadro de produção habitacional de interesse social, em todo o país.

Estiveram presentes, além dos painelistas, os Secretários Municipais Luis Carlos Telles, Éder Fraga, Nelson Flores, Maurício Oliveira, Djalma Neves, Professor Daniel, Dílson Rui Pila, Marcos Otto, Jussara Mendes, Vânio Presa, Márcio Barcellos, entre vários diretores e membros do governo, além de servidores e líderes comunitários, como Telmo Siveira(Sociedade Comunitária Habitacional de Alvorada), Milton do Nascimento Rodriguez(AJIPA), Mauro Argenti (Presidente do COMATHAB), Cristian Boquelhos (Nação Hip-Hop Brasil), Isac Batista (Presidente do PTB) e muitos outros.

O parlamento se fez representar pelo seu presidente, Miro Joaquim, Prof. Borba, Júlio Bala, Neto Girelli, Prof. Serginho, Marcos Tiago, Cristiano Schumacher. Após o encerramento, ficou evidente a necessidade de novos debates e eventos com o mesmo caráter.

Eduardo Andreis - Diretor Geral de Habitação de Alvorada/RS