Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

15/07/2009
Lançada Frente Parlamentar em Apoio ao Povo Cubano no RS
O deputado Raul Carrion (PCdoB) formalizou a Frente, que tem assinatura de 50 deputados, com representação de todos partidos.
 

Cônsul geral de Cuba acompanhou criação da Frente

Em homenagem aos mártires da Revolução Cubana, o artista João de Almeida Neto declamou poesia de Carlos González, abrindo a solenidade de instalação da Frente Parlamentar Gaúcha em Solidariedade ao Povo Cubano. O deputado Raul Carrion (PCdoB) afirma que o ato formaliza a Frente, que tem assinatura de 50 deputados, com representação de todos partidos. “Temos uma Frente plural, de caráter solidário internacional que buscará estreitar os laços entre os nossos povos”, ressalta o parlamentar. O ato de instalação foi realizado hoje (15), às 13h30, na Sala Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa.
 
Na ocasião, foi também lançado o relatório da Missão Institucional a Cuba da Assembleia Legislativa, formada pelos deputados Raul Carrion (PcdoB), Miki Breier (PSB), Adroaldo Loureiro (PDT), Daniel Bordignon (PT), Iradir Pietroski (PTB), Álvaro Boessio (PMDB) e Luiz Fernando Záchia (PMDB), com apoio de diferentes setores da sociedade. A delegação visitou Cuba, a convite do Instituto Cubano de Amizade entre os Povos (ICAP) e da Associação Cultural José Martí.

Entidades e parlamentares marcaram presença na ALERS

O presidente da Associação Cultural José Martí, Ricardo Haesbaert, disse que a Frente Parlamentar Gaúcha em Solidariedade ao Povo Cubano é a maior existente no Brasil e contribui com a luta do povo cubano, que “tem nos dado exemplo de autonomia, de autodeterminação e de soberania, respeitando o ser humano acima de qualquer coisa”.
 
Como representante do governo e do povo cubano, o cônsul Geral de Cuba, Carlos Trejo Sosa, define a instalação da Frente como um “ato de profunda valentia política, porque desafia aqueles que consideraram que haviam isolado Cuba de seus irmãos e da comunidade internacional”. De acordo com Sosa, a existência da Frente mostra Cuba tem uma militância fraternal no mundo inteiro, especialmente entre os gaúchos. “É uma nova mostra de carinho, amizade, fraternidade, solidariedade do povo gaúcho e de suas autoridades com o povo cubano”, afirma. Ele acredita que o lançamento é uma importante contribuição para a consolidação e o desenvolvimento de laços mais profundos entre os povos. “Nós sabemos que o caminho para frente agora é mais fácil. Estamos convencidos que caminhando juntos é possível chegar mais longe”, comenta.
 
Presenças
Compareceram à solenidade os deputados Adão Villaverde (PT), Adilson Troca (PSDB), Adroaldo Loureiro (PDT), Cassiá Carpes (PTB), Daniel Bordignon (PT), Elvino Bohn Gass (PT), Marisa Formolo (PT), Miki Breier (PSB), a vereadora de Porto Alegre, Fernanda Melchionna (PSOL), a representante do gabinete da deputada Manuela D´Ávila (PcdoB), Gisele Borges, a superintendente do Grupo Hospitalar Conceição e ex-parlamentar Jussar Conny, dentre outros representantes de partidos e entidades.

CONFIRA A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO DE CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR GAÚCHA EM SOLIDARIEDADE AO POVO CUBANO

A República de Cuba trouxe inegáveis contribuições à humanidade com duas modernas práticas de organização dos serviços públicos, como saúde e educação, avançando consideravelmente na universalização do acesso pela população dessas necessidades fundamentais ao desenvolvimento sócio-econômico. Tais esforços manifestam-se nos altos índices mensurados de educação e longevidade do cidadão cubano, que somados à distribuição de rende compõem o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), difundido mundialmente como meio balizador na comparação do bem-estar das nações.

Para além do desenvolvimento sócio-econômico observado na República de Cuba se notabilizam as demonstrações solidárias para com os demais povos. Atualmente existem inúmeras missões de médicos cubanos em dezenas de países subdesenvolvidos, almejando e logrando sucesso no atendimento à população carente. Quanto ao Brasil, o Governo de Cuba mantêm um audacioso programa de seleção anual média de cem estudantes para cursar medicina integralmente subsidiada na Escola Latino-americana de Medicina (ELAM), tida como das melhores do mundo na atenção básica. 

O debate científico-acadêmico cubano mostra-se também muito oxigenado e em grande consonância com a intelectualidade internacional. Exemplo disso é o "Encontro internacional de Economia sobre Globalização e Problemas do Desenvolvimento", que se encontra no 11º ano e é frequentado pelas maiores autoridades mundiais do debate econômico, que contou no presente ano de 2009 com a participação de dois chefes de Estado, três prêmios Nobel de Economia e 1500 delegados de mais de 60 países.

Em virtude da recente história das relações internacionais do sistema mundial, desde 1962 é imposto a Cuba um forte embargo econômico-comercial pelo Governo dos Estados Unidos que traz sérios prejuízos à população cubana. Com o final da Guerra Fria, com as transformações políticas ocorridas no diferentes blocos políticos, este quadro demonstra-se intolerável. Cabe ressaltar que potências econômicas como os Estados Unidos da América e a República Popular da China, sociedades capitalistas e comunistas, mantém íntimas relações políticas, comerciais e sociais, tornando o embargo econômico como um exemplo de anacronismo, preconceito e violação do direito internacional.

O movimento de solidariedade internacional possui signatários nos parlamentos de todo o mundo, assim como escritores, políticos, intelectuais, artistas, entre outros. O propósito da Frente Parlamentar Gaúcha em Solidariedade ao Povo Cubano é de estreitar relações entre os povos dos dois países através de ações solidárias, fraternas e de cooperação mútua na promoção de intercâmbio cultural, científico, político e econômico-comercial, a partir do Parlamento Gaúcho, do Parlamento Cubano e dos Representantes Oficiais do Estado Cubano presente em nosso Estado.

Porto Alegre, 03 de junho de 2009. 

Com informações da
Agência ALERS