Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

13/07/2009
 Enem muda o calendário acadêmico
Muda a forma de seleção para ingresso no Ensino Superior no país. As denominações vestibular ou processo seletivo começam a ceder lugar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Separado por quase um século, o tradicional vestibular – instituído como obrigatório em 1911 e oficializado em 1915 – deve deixar de ser aplicado pelas instituições para transformar-se em seleção unificada no país. Com o novo Enem, do Inep/MEC, a maratona deste vestibular de inverno 2009 aproxima-se da reta final de forma diferente: marcada como histórico divisor entre a antiga e a nova forma de seleção.

A mudança mais radical, a vigorar no 1º semestre letivo de 2010, está centrada nas federais. Entre as seis universidades públicas no RS, o Enem será adotado como forma única de seleção na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCMPA, a ex-FFFCMPA), e na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Sem realizar os próximos vestibulares, nessas universidades valerá apenas a nota do Enem.
Também aderiram ao novo Enem, mas de forma parcial, a Furg (que irá compor sua avaliação com a nota do Enem e de prova própria, valendo 50% cada). Já a Ufrgs está em fase de decisão e, no próximo dia 22, na reunião dos seus conselhos superiores, deverá indicar a sua forma de seleção, com grandes chances de usar, de algum modo, o Enem. E a UFSM, que tem programa próprio de avaliação – seriada de três anos (o Peis, pioneiro no Brasil), examina com seus conselhos superiores a possível utilização da nota do Enem para 2011, podendo até criar novas vagas para esse fim.

Com informações: Correio do Povo