Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

1º/07/2009
Mandato participa da II CONAPIR me Brasília-DF
A II Conferência Nacional de Promoção de Igualdade Racial (CONAPIR), realizada nos dias 25, 26, 27 e 28 de julho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF, iniciaram as atividades homenageando com um minuto de silêncio os ativistas negros mortos durante os anos de luta da história do povo negro brasileiro, dentre eles, o gaúcho e criador do dia 20 de novembro, Oliveira Silveira.
 

Presença de rappers marcaram o evento

O público presente, cerca de duas mil pessoas, puderam conhecer um pouco mais da cultura cigana, africana e indígena com as apresentações musicais dos grupos Zubukua, Ilê Ayê entre outros, além das palestras, debates e discussões promovidas pela conferência.

“A democracia tem avançando muito em nosso país e um grande exemplo é o número de conferências, municipais, estaduais e nacionais que o governo federal vem realizando. A Conferência de Juventude, Educação, Comunicação e de Segurança Pública são exemplos, afirmou o  ministro Luiz Dulci, secretário geral da Presidência da República que ressaltou a impossibilidade de transformação social sem mobilização social combativa.

Já Edson Santos, ministro da secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial reiterou que essa conferência é fruto de todo um legado de luta e  que é  papel de todos,  garantir os desdobramentos deste evento pra que os mesmos  possibilitem de uma vez por todas a igualdade racial em nosso país e em nome das futuras gerações. 

Foto: Mano Oxi

“Mesmo sabendo das nossas divergências é necessário unirmos esforços naquilo que  queremos” afirmou o ministro que em seguida fez a leitura da carta do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não pode presenciar o evento devido a outras agendas. Na carta, Lula referencia os mais de 700 mil alunos, bolsistas do PROUNI, presentes  entre os melhores  nos índices das pesquisas nacionais.

“Tenhamos todos consciência que nosso papel estratégico é de reparar de uma vez por todas o prejuízo deste sistema escravocrata ocorrido em nossa história”, finalizou o ministro.    

Plenárias de discussões, aprovação do regimento interno e do regulamento, painéis simultâneos  e discussões foram as pautas principais no segundo dia de conferência.
O debate do diálogo com a ONU sobre igualdade racial, o qual o objetiva estabelecer uma troca de experiências sobre as estratégias adotadas para o enfrentamento do racismo na sociedade brasileira e o papel das agências internacionais dentro do sistema das Nações Unidas contemplou as atenções dos participantes.

No início da noite de sexta-feira houve a criação do Fórum Nacional da Religião de Matriz Africana, coordenado pela Mãe Beata de Iemanjá (RJ) e pela Mãe Silvia de Oxalá (SP).

O economista Ademir Figueiredo, coordenador de estudos do departamento de estatísticas e estudos socioeconômicos (DIEESE) apresentou o painel de debate sobre o mercado de trabalho e o recorte da comunidade negra. Segundo dados citados 24,6% dos negros com mais de 15 anos, não tem instrução alguma; 42,8% tem o ensino fundamental incompleto, apenas 2,3% dos negros tem o ensino superior completo.
O encerramento da noite ficou por conta dos shows de figuras nacionais do hip hop como o rapper Mano Brow e GOG.

No último dia da Conferência (28), encerrada plenária final, foi criado o GT dos comunicadores negros. Segue abaixo a ata da reunião sobre a criação do GT de comunicação.

Ata de Reunião sobre a criação do Grupo de Trabalho para Políticas de Comunicação da Promoção de Igualdade Racial

Pauta 
1- Proposta de Criação do Grupo de Trabalho para Políticas de Comunicação da Promoção de Igualdade Racial.

Informe

Representantes de um grupo de profissionais de comunicação se reuniram com o ministro Edson Santos para propor a implantação de um Grupo de Trabalho (GT) com a específica missão de implantar uma política de comunicação social. O ministro sinalizou positivamente com a iniciativa, quando indicou o assessor de comunicação da Seppir, Rafael Rodrigues, para ser o interlocutor perante a sociedade para o GT. 
 
Encaminhamentos
1 – O Grupo de Trabalho foi aprovado com 9 votos a 3 e com 2 abstenções. A ideia de sugerir um GT a Seppir foi aprovada por 9 votos a favor, 3 contrários e 2 abstenções

2 – Foram elencados 09 nomes que farão parte do GT, a seguir:
Hamilton Oliveira (CMAHipHop)
Ana Paula Pereira (CEN)
Denise Flores (Rádio Estúdio FM)
Jaqueline Fernandes (GRIO)
Josué Lopes (Abraço)
Sionei Leão (Cojiras)
Dojival Vieira (Afropress)
Kelly Quirino (Juventude Negra)
Ademir Elias (Presidente do Conselho da Comunidade Negra de Bauru)

 3 – Desses nomes saiu uma comissão de três pessoas que fará uma audiência com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) para dar continuidade as tratativas para sensibilizar a Seppir para institucionalizar o GT para o qual os presentes na reunião indicaram nomes relatados acima como candidatos a serem membros do GT.

Presentes
Alrail Ferreira
Perola Paim
Celso Souza Silva
Ana Paula Pereira
Denise Flores
Nilza Iraci
Walter Brito
Antonio Teixeira
Maria Santiago
Ademir Elias
Fausto José
Lisandro Laércio
Ronaldo Barroso
Kelly Quirino
Carmem Oliveira
Mano Oxi
Dalmo Oliveira
Hamilton Oliveira
Janaina Oliveira
Olimar Pires
Helciane Angélica
Marlene Paulo
Sionei Leão
Sionei Leão
Dojival Vieira
Jaqueline Fernandes
Juliana Nunes
Josué Lopes

*Agnaldo Camargo (Mano Oxi)
Assessor Parlamentar
Deputado Raul Carrion (PCdoB)