Porto Alegre, quarta-feira, 24 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

25/06/2009

Prêmio Lila Ripoll de Poesia recebe inscrições de 382 obras

Os vencedores receberão medalhas e diplomas da AL, e as poesias serão publicadas em um livro.

O Prêmio Lila Ripoll de Poesia - Edição 2009, realizado pela Assembleia Legislativa, recebeu a inscrições de um total de 382 poemas, de 155 participantes de vários Estados e também da Argentina.

Criado para assinalar o centenário de nascimento da escritora, em 2005, homenageando a poeta nascida em Quaraí em 12 de agosto de 1905, o Prêmio objetiva divulgar o trabalho de novos talentos literários. Iniciativa da então deputada estadual Jussara Cony, o Prêmio foi retomado nesta Legislatura pelo deputado Raul Carrion (PCdoB).

O resultado dos vencedores será divulgado no primeiro dia útil do mês de agosto no site da ALERS (www.al.rs.gov.br). A premiação está prevista para o dia 12 de agosto, data de nascimento de Lila Ripoll, em cerimônia a ser realizada no teatro Dante Barone, no Parlamento gaúcho.

Lila Ripoll
Gaúcha de Quaraí, nasceu em 12 de agosto de 1905. Lila Ripoll foi poetisa, professora, jornalista e pianista. Trabalhou em jornais como o Correio do Povo e A Tribuna Gaúcha, e nas revistas Universitária, Horizonte e A Leitura.

Na política, foi candidata a deputada pelo Partido Comunista em 1950, mas teve sua eleição impedida e voltou a atuar no movimento sindical. Com o golpe militar de 1964, foi presa e posteriormente libertada por motivo de doença, falecendo em fevereiro de 1967.

Entre seus livros publicados, dois materializaram seu protesto contra as desigualdades sociais: "Novos Poemas" (1951), com o qual conquistou o "Prêmio Pablo Neruda da Paz", e "Primeiro de Maio"(1954).

A primeira colocada na edição 2008 do prêmio foi a publicitária Cíntia Rosângela, inscrita com o pseudônimo Juan Millagres e a poesia "Abandono". O segundo lugar foi para Lívia Petry Jahn, sob o pseudônimo Cecília Pessoa e o título "Poesia de rua". E a terceira premiada, inscrita com o pseudônimo Louise Bacamarte e o título "Constatação", foi Rosilane Teresinha Goulart Rocha.