Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

24/06/2009
Seminário aprofunda debate sobre o papel da Internet

Qual o papel da internet na reforma política? Este foi o centro do debate no Seminário Reforma Política e Internet realizado na noite da última segunda-feira em Porto Alegre.

O evento que ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS com o apoio do gabinete do deputado Raul Carrion, foi transmitido pela internet através da tv software livre (tv.softwarelivre.org), e pelo twitter da deputada Manuela D'Ávila( http://twitter.com/DeputadaManuela). O seminário pode contar com diversas visões dos especialistas participantes.

O primeiro palestrante foi o dr. Antônio Augusto Mayer dos Santos, advogado, autor do livro Reforma Política: Inércia e  controvérsia.
Santos começou o debate lembrando que as formas tradicionais de propaganda política, como a distribuição de santinhos é danosa ao meio ambiente. Ele lembrou também as decisões contraditórias da justiça sobre a internet, por falta de uma legislação clara e atualizada sobre o tema.

Em seguida, Marcelo Branco organizador do Campus Party lembrou que o Brasil é o país com maior número de horas de uso no mundo, tendo cerca de 65 milhões de internautas.
Branco também destacou que a internet reduz a distância entre o indivíduo e a atuação política, por isso o projeto do AI-5 digital.
 
O professor André Marenco dos Santos, Doutor em Ciência Política, pesquisador CNPq e professor de pós graduação da UFRGS destacou a questão da mobilização através da internet e citou como exemplos a campanha do Obamas e as manifestações no irã. 
Marenco lembrou que alguns partidos estão superados e a internet pode ajudar a renovar a política nacional. "Obama não foi o primeiro a usar o twitter, ele foi o primeiro a ser ouvido" destacou o professor Marenco.
 
O professor Sérgio Amadeu, sociólogo, doutor em ciência política da USP, afirmou que a "internet pode democatizar o espaço público, um exemplo são os blogs".
"Lenin falava em O que Fazer que era preciso um jornal para toda a Rússia, a internet pode ser este espaço" comentou Amadeu.

"Assim como para fiscalizarmos as contas públicas" completou.

O Seminário fez parte das atividades do Forum Internacional de Software Livre que acontece esta semana em Porto Alegre.

Com informações: www.manuela.org.br