Porto Alegre, sexta-feira, 29 de março de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

10/06/2009
Carrion cria a Frente Parlamentar em Solidariedade ao Povo Cubano
 O documento de criação da Frente será apresentado aos participantes da XVII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que ocorre até o dia 13, em Florianópolis (SC).

A Frente Parlamentar Gaúcha em Solidariedade ao Povo Cubano, criada pelo deputado Raul Carrion (PCdoB), recebeu a adesão de 47 parlamentares do Rio Grande do Sul. O documento de criação da Frente será apresentado aos participantes da XVII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que ocorre até o dia 13, em Florianópolis (SC). O parlamentar comunista representará o Legislativo do RS no evento.

O propósito da Frente é de estreitar relações entre os povos dos dois países através de ações solidárias e de cooperação mútua na promoção de intercâmbio cultural, científico, político e econômico-comercial, a partir do Parlamento Gaúcho, do Parlamento Cubano e dos Representantes Oficiais do Estado Cubano presentes em nosso Estado.

De acordo com a proposta de instalação da Frente, a República de Cuba trouxe inegáveis contribuições à humanidade com duas modernas práticas de organização dos serviços públicos, como saúde e educação, avançando consideravelmente na universalização do acesso pela população dessas necessidades fundamentais ao desenvolvimento sócio-econômico. O movimento de solidariedade internacional possui signatários nos parlamentos de todo o mundo.

Para além do desenvolvimento sócio-econômico observado na República de Cuba se notabilizam as demonstrações solidárias para com os demais povos, segundo Carrion. "Atualmente existem inúmeras missões de médicos cubanos em dezenas de países subdesenvolvidos no atendimento à população carente. Quanto ao Brasil, o Governo de Cuba mantêm um audacioso programa de seleção anual média de cem estudantes para cursar medicina integralmente subsidiada na Escola Latino-americana de Medicina (ELAM), tida como das melhores do mundo na atenção básica", exemplifica.

Desde 1962, Cuba enfrenta um forte embargo econômico-comercial importo pelo Governo dos Estados Unidos, que traz sérios prejuízos à população cubana. "Com o final da Guerra Fria, com as transformações políticas ocorridas no diferentes blocos políticos, este quadro demonstra-se intolerável."