Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

10/06/2009
Piso terá reajuste de 7,1% no Rio Grande do Sul
A  votação do PL 67/2009, que reajusta o salário mínimo regional no Estado mobilizou lideranças sindicais representantes dos trabalhadores e dos empresários, que vieram até a Assembleia Legislativa para acompanhar a votação, lotando as galerias. Por 31 votos foi aprovado o reajuste de 7,1% para as quatro categorias salariais que compõem o Piso Mínimo Regional.
 

Sessão foi marcada por negociações e galerias lotadas

O presidente da Federação dos Comerciários do Rui Grande do Sul e da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB, Guiomar Vidor não ficou satisfeito com o reajuste. Ele disse que a economia do Estado tem condições de sustentar um reajuste maior. “Reajustando o poder de compra do assalariado, geramos mais consumo e o consumo gera mais empregos” contabilizou.

Já a Federação do Comércio – Fecomércio defendia o percentual de 5,92% proposto pelo governo. Segundo Renato Faria, vice-presidente, já traz um aumento real acima da inflação. Ele disse que “não tem como repassar índice maior, sob pena de demissões e queda nas vendas”.

“O salário mínimo regional tem que cumprir a sua função histórica de distribuição de renda e não estamos satisfeitos com este reajuste”, defendeu o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre Claudir Nespolo.

O deputado Raul Carrion (PC do B) defendeu um reajuste de 12,68%, argumentando que o reajuste do salário mínimo brasileiro não teve reflexos negativos na economia: “Tivemos aumento do número de carteiras de trabalho assinadas. Também temos que investir no mercado interno e acreditar no fomento econômico que um salário com poder de compra gera”, sustentou.

O Projeto de Decreto Legislativo que indicou Eloi Zanella para o cargo Diretor-Presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul. Votação foi aprovado por 49 votos. 

Com informações: Agência de notícias ALERS