Porto Alegre, quarta-feira, 24 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

09/06/2009
Audiência debate regulamentação da Lei da Semana do Hip Hop

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia realizou, nesta terça-feira (9), audiência pública para debater a regulamentação da Lei n° 13.043/08, que institui a Semana Estadual do Hip Hop, de autoria do deputado Raul Carrion (PCdoB).

 

Foto Guerreiro/Alers

O principal entrave para que a Lei seja implementada é a ausência de orçamento específico.

Carrion justificou a origem da lei: "Queremos dar cidadania ao Hip Hop, que não é reconhecido", revelou, e destacou a realização, em 13 de junho próximo do 1° Encontro Estadual de Hip Hop. O evento inicia-se às 14h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. O parlamentar lembrou que a lei foi uma solicitação da Nação Hip Hop Brasil para valorizar uma atividade cultural extremamente importante, até pouco tempo não reconhecida e marginalizada. "Este 1º Encontro, atividade da Semana Estadual do Hip Hop, é o reconhecimento que o movimento joga um importante papel, inclusive contra as drogas e a marginalidade", afirmou.

O deputado Mano Changes, presidente da Comissão, se dispôs a apresentar proposta de emenda orçamentária à LDO para garantir recursos ao evento. Changes destacou que o Hip Hop é uma ferramenta de inclusão social e um movimento universal de cultura, que já transcendeu as periferias.

"O Hip Hop gera inclusão. Temos que incentivar os artistas desta cultura, pois sabemos que haverá a contrapartida social. E transformar a música em plano de educação, pois assim a escola terá mais um atrativo para os jovens. Com isso, já me comprometo a apresentar uma emenda orçamentária à Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado (LDO), propondo a destinação de recursos à realização da Semana Estadual do Hip Hop", afirmou.

O deputado Frederico Antunes (PP) afirmou que seus filhos adoram o estilo, e que em casa percebeu a facilidade de comunicação que a cultura tem com os jovens. "O Hip Hop pode ser um canal de mensagens sociais, educativas e principalmente, de esclarecimento aos jovens, tratando de assuntos como gravidez prematura" sugeriu Antunes.

Também estiveram presentes no debate os deputados Marisa Formolo (PT) e Raul Pont (PT), além de representantes da Prefeitura de Porto Alegre, da Susepe e de movimentos de Hip Hop.

O presidente estadual da Nação Hip Hop Brasil, Agnaldo Camargo, o Mano Oxi, afirmou que o Hip Hop é ferramenta de transformação social e saudou a aprovação da Lei estadual. Oxi sugeriu que o Encontro amplie as discussões sobre as melhores alternativas para criar orçamento para a realização da Semana Estadual e para a valorização da cultura Hip Hop.
 

1º Encontro Estadual do Hip Hop

O 1º Encontro Estadual do Hip Hop ocorre no próximo sábado (13), a partir das 14h, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. A atividade, que reunirá caravanas de todo o Estado, surgiu a partir da lei 13.043 aprovada por unanimidade e instituída em 2008, de autoria de Carrion, que criou a Semana Estadual do Hip Hop. 

O projeto de lei nasceu da movimentação do Nação Hip Hop Brasil e foi proposto ao parlamento gaúcho por Carrion para reconhecer este importante Movimento Cultural dos jovens da periferia, expressado através da dança, da música e das artes plásticas.

A história da dança da Cultura Hip Hop no Rio Grande do Sul tem como referência inicial as festas de Soul e Funk que as grandes equipes de Black Music realizavam nas comunidades e nos salões de Porto Alegre, na década de 80. Atualmente, observa-se uma enorme difusão do movimento no estado com toda sua originalidade e com cada vez mais a cara e cultura da juventude gaúcha, que por meio da socialização da sua história e de uma luta intensa para garantir suas conquistas.

A aglutinação dos jovens dá ao Hip Hop o caráter de um movimento social de massas, que sem perder sua essência cultural, transformou-se em um dos principais canais de manifestação da juventude urbana sendo assim protagonista também das lutas e dos avanços da sociedade brasileira.

"A aprovação unânime do projeto pelo Legislativo gaúcho e a realização da 1ª Semana Estadual do Hip Hop, expressada pelas atividades deste 1º Encontro Estadual do Hip Hop são demonstrações da importância deste movimento e de seu crescente protagonismo. Saúdo os participantes desta atividade que certamente marcará o calendário cultural do Rio Grande do Sul" ressalta Carrion.

Os deputados Mano Changes (PP) e Ronaldo Zulke (PT) são parceiros na realização da atividade por acreditarem no esforço conjunto do Legislativo Gaúcho para que se criem políticas públicas por meio da Cultura.