Porto Alegre, quinta-feira, 18 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

25/05/2009
Carrion acompanha entrega de prédio público para moradia popular
Imóvel que pertenceu ao INSS é o primeiro do País destinado a essa finalidade.
 

Carrion acompanhou ato histório na capital

O deputado Raul Carrion, que presidiu a Comissão Especial de Habitação Popular e a Subcomissão de mesmo nome da Assembleia gaúcha, participou nesta sexta-feira (22) da inaguração do Residencial Utopia e Luta, primeiro prédio público do País destinado para moradia popular, em Porto Alegre. O ministro das Cidades, Márcio Fortes, participou da cerimônia. O imóvel, que pertenceu ao INSS, fica na avenida Borges de Medeiros, no centro da capital gaúcha, e abrigará 42 famílias com renda média de três salários mínimos.

Ocupado em 2005, durate o Fórum Social Mundial, por integrantes do MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia), o edifício foi reformado por R$ 1,06 milhão. Os recursos federais foram gerenciados pela Caixa Econômica Federal. Os imóveis poderão ser pagos em 20 anos, sem juros.

As salas do 1º ao 7º andar do edifício foram transformadas em apartamentos de 25 e 30 metros quadrados. No térreo, serão feitas lavanderia, teatro de arena e restaurante como forma de geração de renda para custeio das despesas do condomínio. O Ministério possui R$ 17 milhões para a aquisição de imóveis e o dobro do valor para reformas para imóveis de interesse social.