Porto Alegre, terça-feira, 23 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

15/05/2009
Carrion e Matheus Junges protocolam  projetos de Habitação e Desenvolvimento em Cidreira

No último dia 11 de maio, o vereador Matheus Junges (PCdoB) juntamente com o Deputado Estadual Raul Carrion (PCdoB) e mais 7 vereadores protocolaram dois projetos de lei na Câmara de Cidreira, no Litoral Norte.

 

Preocupação com a habitação em Cidreira

O primeiro projeto cria o Sistema Municipal de Habitação de Interesse Social e o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social. A partir da aprovação desse projeto, o município de Cidreira estará apto a captar recursos no Ministério das Cidades relacionados à construção de casas populares e de melhorias em habitações precárias.

O segundo projeto cria a Conferência Municipal da Cidade e o CONCIDADES - Conselho Municipal da Cidade. A conferência ocorrerá a cada dois anos e tratará sobre o plano diretor, programas e projetos de desenvolvimento urbano e rural e elegerá o conselho municipal. O CONCIDADES deliberará sobre todos os projetos relacionados à moradia, saneamento, mobilidade, trânsito e transporte, regularização fundiária, planejamento e finanças públicas.

 Para Carrion, os projetos protocolados vão auxiliar principalmente às comunidades mais carentes. "No Brasil inteiro estamos discutindo como garantir a moradia digna para a população. Em Cidreira, damos um importante passo na luta pela reforma urbana e pelo acesso a habitação ao protocolar estes dois projetos de lei importantíssimos", comemorou o Dep. Raul Carrion.

"Ao comemorar 21 anos de emancipação político-administrativa, Cidreira ainda não possui um planejamento de onde queremos estar daqui a 5 ou 10 anos. Estes dois projetos iniciam uma revolução silenciosa na área habitacional e nas discussões sobre o futuro da cidade", explica o Ver. Matheus Junges.