Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

14/05/2009
Audiência pública debate o Pré-sal na ALERS
O deputado Raul Carrion convida para a Audiência Pública "Os Impactos da Exploração de Petróleo que se encontra na camada Pré-sal", a realizar-se às 14h do dia 18 de maio de 2009, na Sala Neves da Fontoura (Plenarinho) do Palácio Farroupilha, em Porto Alegre.

Em novembro de 2008, a Comisssão de Economia e Desenvolvimento da Assembleia Legislativa do RS, aprovou o requerimento do Deputado Raul Carrion (PCdoB), para a realização de Audiência Pública para tratar sobre os impactos da exploração do petróleo que se encontra na camada pré-sal.

Segundo Carrion, a exploração do petróleo que se encontra na chamada camada do Pré-Sal, traz um incremento das reservas, aumentando os atuais 14,4 bilhões de barris de óleo equivalente para algo entre 70 bilhões e 107 bilhões de barris de óleo equivalente, o que coloca o Brasil entre os dez maiores detentores de reserva de petróleo do mundo.

"A sociedade brasileira, em especial a riograndense tem grande interesse neste tema, visto que nosso Estado tem construído, ou colaborado na construção de diversas plataformas petrolíferas" afirma o parlamentar comunista.

O pré-sal é uma camada de rochas reservatório que se encontra abaixo de uma extensa camada de sal, que abrange o litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina, ao longo de mais de 800 km de extensão por até 200 km de largura, em lâmina d’água (profundidade) que varia de 1.500 a 3.000 metros e soterramento entre 3.000 e 4.000 metros.

Confira a programação:
Data: 18/05/2009
Horários:
14h - Abertura
14h15 - Painel com Engenheiro Fernando Siqueira
14h45 - Debate
             Carlos Lessa, Economista e Ex-Presidente do BNDS
             Haroldo Lima, Engenheiro e Presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP)