Porto Alegre, terça-feira, 23 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

14/05/2009
Políticas afirmativas geram bolsas de iniciação científica
A distribuição de 600 bolsas de Iniciação Científica para estudantes de universidades públicas é uma das medidas de projeto piloto do governo federal que busca eliminar desigualdades no país. O programa integra um pacote de Políticas de Ações Afirmativas, lançado ontem, em Brasília, pela Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A intenção é promover o desenvolvimento econômico e social no Brasil, a igualdade de gênero/raça e de oportunidades, além de ampliar o combate ao racismo. Isso será feito por meio de acesso à qualificação profissional, da permanência no Sistema de Ensino e de oportunidades de emprego. 'As ações afirmativas, criadas nas diferentes universidades, só têm sentido quando possibilitam, através dos seus diferentes instrumentos, o acesso a todas as possibilidades de uma educação de primeiríssima linha', observou a vice-presidente do CNPq, Wrana Panizzi.

Para participar da seleção, que estará a cargo de uma comissão gestora do programa, as universidades públicas beneficiárias de cotas e que desenvolvem ações afirmativas deverão responder ao formulário de inscrição do CNPq, até o dia 15 de junho. Conforme o titular da Seppir, Edson Santos, a Secretaria oferecerá cem bolsas e o CNPq, as outras 500. Ele esclareceu que a ideia é ampliar a oportunidade de formação técnico-científica para alunos do Ensino Superior que foram inseridos no ambiente acadêmico através de ação afirmativa no vestibular.

O período de vigência da bolsa será de 12 meses, a partir de 1º de agosto deste ano, e o valor, de R$ 300,00. Wrana adiantou que as bolsas do projeto piloto serão acrescidas ao tradicional Programa de Iniciação Científica do CNPq. Neste ano, haverá aporte de 4 mil novas bolsas, o que eleverá o número de estudantes beneficiados para mais de 24 mil.

Os interessados em obter mais informações sobre o programa de concessão de bolsas podem acessar o portal do CNPq (www.cnpq.br). O pacote de Políticas de Ações Afirmativas implementado pelo governo federal ainda inclui o Plano Setorial de Qualificação Profissional para Afrodescendentes, do Ministério do Trabalho e Emprego, que pretende capacitar 25 mil profissionais em 2009 nos setores de serviço e comércio.

Outra iniciativa contemplada é o Plano Nacional de Implementação da Lei que institui o ensino da cultura africana e afrobrasileira no currículo escolar brasileiro, entre outras ações.

Com informações: Correio do Povo