Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

13/05/2009
Parlamento gaúcho homenageia 80 anos do Sindicato dos Gráficos de Porto Alegre
Os dirigentes do Sindicato, que completou 80 anos, receberam uma placa comemorativa.
 

 

Por iniciativa do deputado e líder da bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa do RS, Raul Carrion, ocorreu uma  homenagem do parlamento gaúcho ao Sindicato dos Gráficos de Porto Alegre, durante sessão plenária desta terça-feira, 12 de maio.


História de Lutas
No dia 12 de maio de 1929 em Porto Alegre,  reuniram-se 32 trabalhadores gráficos, constituindo num ato formal a fundação do Sindicato dos Gráficos, ainda com o nome de União dos Trabalhadores Gráficos.  Inicia-se, então, a trajetória de uma das mais combativas entidades sindicais do nosso Estado e do nosso País. A categoria dos gráficos em todo o País, seja pelo seu maior nível cultural, pela especificidade do seu trabalho em uma sociedade de um grande número de analfabetos, seja pela sua maior organização e combatividade, sempre se destacou nas lutas do sindicalismo brasileiro, lembrou o deputado.

 

A primeira greve de trabalhadores registrada no Rio Grande do Sul foi deflagrada em 1890 por trabalhadores gráficos. Em 1911, ocorreu outra greve histórica, em Santana do Livramento, dentro do jornal O Debate. E em 1913 ocorreu a greve dos gráficos de Santa Maria. Tanto na greve geral de Porto Alegre, de 1906, quanto na greve de 1917, que foi a greve dos braços cruzados, os trabalhadores gráficos estiveram na linha de frente.

"Fazemos este registro em nome deste deputado e da bancada do PC do B, mas também em nome da bancada do Partido dos Trabalhadores, do deputado Adão Villaverde, que foi parceiro nesta homenagem, e do deputado Adroaldo Loureiro, que, impossibilitado de usar a palavra na tarde de hoje por questões de tempo de liderança, também nos pediu que prestasse esta homenagem em seu nome."