Porto Alegre, quinta-feira, 18 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

13/05/2009
Carrion homenageia UAMPA pelo Dia Estadual do Líder Comunitário 
O deputado Raul Carrion, líder do PCdoB na Assembleia Legislativa, e a Conam (Confederação Nacional das Associações de Moradores), homenagearam, nesta terça-feira (12), a Uampa (União das Associações de Moradores de Porto Alegre) dentro das comemorações do Dia Estadual do Líder Comunitário.
 

Lideranças receberam certificado em homenagem

A cerimônia ocorreu a partir das 20h, na Sala Maurício Cardoso da Assembleia. O  Dia Estadual do Líder Comunitário foi instuído pela Lei 12.781/07, de autoria de Carrion. A data comemorativa é uma forma de reconhecer a inegável importância dos serviços prestados pelos líderes comunitários à sociedade e segue exemplo do Congresso Nacional, que instituiu o dia 5 de maio como o Dia Nacional Líder Comunitário (Lei Federal 11.287/06).
 
De acordo com o deputado, a atuação dos líderes comunitários permitem ações voltadas para o bem-estar coletivo, em ações com origem dentro das próprias comunidades a que se destinam, o que amplia significativamente as possibilidades de sucesso dessas ações. "Por estar integrado na comunidade em que atua, o líder comunitário tem uma percepção privilegiada das necessidades do seu meio e das estratégias possíveis para satisfazê-las", lembra.

Pedro Dias, representando a Diretoria da Conam na atividade, ressaltou a articulação do movimento comunitário em todo o Brasil, com participação nos Conselhos, debatendo e construindo as políticas públicas, os avanços sociais e a  necessidade de mais avanços. Ao mesmo tempo, destacou Pedro, estas conquistas são fruto de muita mobilização e articulação do movimento comunitário. "A UAMPA tem sido protagonista deste debate, sendo grande articuladora das ações da Conam no Rio Grande do Sul."

Getúlio Vargas Júnior, da diretoria da Fegam, destacou que a entidade nasceu do amadurecimento político do movimento comunitário do Rio Grande do Sul, tendo na Uampa uma grande aliada. Para ele, as últimas gestões da Uampa são emblemáticas pela pluralidade e articulação das principais correntes de pensamento e opinião política organizadas no movimento comunitário. "Isto permitiu que nascesse a Fegam para ocupar um espaço que tinha ficado vazio, com a ausência de uma Federação para articular e fortalecer o movimento comunitário gaúcho", disse.

Vargas destacou ainda o papel das mulheres na Uampa. "Porto Alegre, historicamente, teve mulheres dirigindo as associações de moradores e hoje temos, pelo segundo mandato, uma mulher à frente da entidade como Maria Horácia, que tem dirigido a nossa entidade com muita competência política."