Porto Alegre, sexta-feira, 19 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

11/05/2009
Carrion vê indícios suficientes para criação de CPI para averiguar denúncias contra Governo Yeda
Segundo o parlamentar comunista, denúncias de caixa dois reiteradas por reportagem da Revista Veja contra o governo Yeda Crusius confirmam suspeitas anteriores.

Denúncias reiteradas. É assim que o deputado Raul Carrion refere-se ao novo episódio envolvendo o governo tucano no Rio Grande do Sul. As supostas práticas de caixa dois e desvio de recursos na campanha tucana ao Palácio Piratini, em 2006, foram relatadas em reportagem publicada na revista Veja desta semana. “Requentada é forma de colocar reiterado sob forma pejorativa”, disse referindo a termo usado pela governadora Yeda em entrevista no último sábado. 

Durante o Programa Polêmica, da Rádio Gaúcha desta segunda-feira (12), Carrion lembrou que as denúncias contra Yeda não são novas. “Começou com o Delegado Tubino, veio com inconsistência da aquisição da casa, com um valor anunciado bem mais alto que o declarado, seguiu com a inconsistência da venda do apartamento na praia e a denúncia de que pai do ex-secretário Delson Martini comprou o imóvel para dar cobertura à negociata. O PSOL já havia comentado a existência destas fitas mencionadas pela Revista Veja. Não se pode ignorar essa sucessão de denúncias gravíssimas”, disse.

À necessidade de apuração deve-se unir cautela, segundo o deputado. “O que não podemos permitir é que o Executivo esteja sangrando em praça pública. O maior interessado em esclarecer essas denúncias deve ser a governadora Yeda.”

Carrion ainda citou os fatos que somam-se e garantem a discussão em torno CPI, no seu entender: a afirmação da fumageira Alliance One de doação à campanha, não declarada à Justiça eleitoral, a reafirmação pela Veja de que as fitas existem, a declaração do vice-governador Paulo Feijó de que é favorável à investigação do Legislativo e o pedido da OAB feito ao MPE para que confirme a existência das gravações feitas pelo lobista Lair Ferst.

Entenda
Em supostas gravações feitas pelo lobista Lair Ferst com o ex-secretario de Yeda, Marcelo Cavalcante, admite-se, segundo a revista Veja, que Cavalcante repassou a Carlos Crusius, ex-marido da governadora, a quantia de R$ 400 mil. O dinheiro, angariado junto a duas indústrias de fumo, teria sido utilizado para quitar a casa comprada pelo casal em bairro nobre de Porto Alegre.