Porto Alegre, sexta-feira, 19 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

06/05/2009
Apresentado requerimento de Audiência Pública sobre fusão nas telecomunicações

Nesta quarta-feira (06) foi apresentado na Comissão de Economia e Desenvolvimento    Sustentável, o requerimento de Audiência Pública para discutir os impactos causados pela fusão da Brasil Telecom com a Oi nos trabalhadores e aposentados das telecomunicações.

O requerimento é de autoria conjunta dos deputados Raul Carrion (PCdoB) e Adão Villaverde (PT) .

Requerimento:

O processo de privatização da antiga Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT) já passou pelo comando da Telefônica de Espanha (1998 a 2000), da Tele Centro-Sul, que se transformou em Brasil Telecom, no meio de sua gestão (2000 a 2008). E agora passou a ser administrada pela Oi.

Todo esse processo criou desgastes para os trabalhadores ativos e aposentados da ex-CRT que, nos últimos anos, agravou as taxas de desemprego  na região sul. Trata-se de um setor que não está em crise, portanto, não se justifica ações de demissões em massa, descumprindo as determinações da audiências realizadas pela ANATEL no Brasil.

As demissões em massa nas Operadoras estatais privatizadas, tais como a CRT, que anteriormente  à privatização empregava cerca de 6 mil pessoas e hoje emprega pouco mais de 600.

Os deputados sugerem ainda que a audiência pública seja realizada em conjunto com a Comissão de Serviços Públicos convidando as seguintes autoridades e entidades:
-Ministério das Comunicações;
-Secretária de Infraestrutura e Logística;
-Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social-BNDES;
-Superintendência da Agência Nacional de Telecomunicações ANATEL/RS;
-Sindicato dos Telefônicos/RS;
-Administração local da Oi;
-Associação dos Aposentados da CRT;
-Sindicatos e Federações da área da telefonia.