Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

06/05/2009
Frente quilombola realizará seminário sobre ensino da história e cultura afro nas escolas
O evento, que ocorreria no início do segundo semestre, debateria a legislação que determina o ensino da história e da cultura afro-brasileira em todas as escolas do Estado.
 

Reunião discutiu seminário estadual

A Frente Parlamentar por Reparações, Direitos Humanos e Cidadania Quilombola, coordenada pelo deputado Raul Carrion (PCdoB), reuniu-se nesta terça-feira (06) com o presidente da Comissão de Educação, deputado Mano Changes (PP), para definir o programa de um seminário sobre a implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino afro nas escolas gaúchas.

O evento, que ocorreria no início do segundo semestre, debateria a legislação que determina o ensino da história e da cultura Afro-brasileira e formas de levá-las à realidade em todos os municípios gaúchos.

O projeto será apresentado esta semana ao presidente da Legislativo, deputado Ivar Pavan (PT). Changes afirmou ser parceiro da iniciativa. No Dia Nacional da Consciência Negra do ano passado, evento promovido pelo Fórum de Educadores Afro-brasileiros discutiu o temo com o apoio da Frente Quilombola. “Este ano, levamos para a Frente Parlamentar Quilombola e para o Fórum de Educadores a idéia de fazer um grande seminário na assembléia para tratar dessa temática”, afirmou Carrion.

O evento será dirigido aos gestores da educação no Estado: secretários de educação, de cultura, diretores de escolas, professores e também para a comunidade negra.

A Frente Parlamentar surgiu para tratar da regularização e titulação de áreas quilombolas e de assuntos relacionados ao resgate da cidadania da população afro-descendente. Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária, o Estado tem aproximadamente 132 núcleos de comunidades remanescentes de quilombolas em 77 municípios, o que equivale a aproximadamente 3,1 mil famílias e em torno de 12 mil pessoas.