Porto Alegre, sexta-feira, 19 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

17/04/2009
Carrion quer apuração de denúncias contra assessora de Yeda
Carrion não descarta o apoio à criação de uma CPI para garantir o acesso a documentos do processo.
 

Deputado quer apuração imediata de denúncias

O líder do PCdoB na Assembleia Legislativa, deputado Raul Carrion, pediu a apuração imediata das denúncias envolvendo, entre outros, a assessora direta da governadora Yeda Crusius, Walna Vilarins Meneses, envolvida em novas denúncias da Operação Solidária. Carrion não descarta o apoio à criação de uma CPI para garantir o acesso a documentos do processo.

O Ministério Público Federal pediu a inclusão de 20 réus no processo relativo ao Detran, além de denúncias resultantes da Operação Solidária, as quais tratam da participação de deputados federais da base do governo e da ocorrência de licitações escusas por parte de secretarias do governo do Estado. O cálculo é de que o total de recursos fraudados ultrapasse R$ 300 milhões. Isso representa sete vezes mais o que foi detectado na corrupção de Detran.

Outras figuras estariam envolvidas nessa nova denúncia da Operação Solidária, como Francisco Fraga, Antônio Dorneu Maciel e Flavio Vaz Netto, todos já conhecidos pela citação na Operação Rodin. "O mais grave, no entanto, é que também está sendo apontado o nome da diretora-geral e secretária de Estado adjunta das Obras Públicas, engenheira Rosi Guedes Bernardes; da secretária pessoal da governadora, Walna Vilarins Meneses; e da irmã de Rosi Bernardes, Neide Viana Bernardes, que seria uma espécie de tesoureira informal de Chico Fraga", lembrou Carrion. São citados ainda, o envolvimento de duas empresas que já apareceram em denúncias anteriores: a MAC Engenharia e a Magna Engenharia.

O parlamentar comunista também estranha o silêncio do Palácio Piratini sobre as sérias denúncias. "O assessor de imprensa do Palácio Piratini foi acionado e não deu retorno. O secretário da Transparência, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, também não deu resposta. A Sra. Walna Vilarins Meneses, que tem sido acusada de ser uma das lobistas de interesses escusos, esteve todo o dia em reunião e não pôde contestar. Já o líder da bancada do PSDB na Assembleia disse que o Palácio Piratini não deve se envolver no caso", critica. "De fato, preocupam-nos tantas denúncias e, diante delas, o solene silêncio, que de certa forma também tivemos em relação às acusações gravíssimas feitas pelo PSOL", diz Carrion.

CPI
Carrion não descarta a necessidade de instalação de uma CPI, para que os documentos da investigação sejam trazidos a público. "Uma CPI tem o poder de requisitar esses documentos, como o fizemos na CPI do Detran." "De qualquer forma, ainda há prazo para que o governo do Estado faça seus esclarecimentos, elucide as dúvidas. O governo não pode ser fragilizado dessa forma, com tantas denúncias, sem ter uma atitude de esclarecimento firme. Cabe a ele também trazer a versão dos fatos. A Assembleia Legislativa não pode ficar simplesmente no aguardo de que algo mais grave aconteça."