Porto Alegre, quarta-feira, 24 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

13/04/2009
Aprovado o requerimento de Audiência Pública sobre spread bancário
Na última quarta-feira (08/04), foi aprovado por unanimidade na Comissão
de Economia e Desenvolvimento, a segunda Audiência Pública para debater
a necessidade de redução do spread bancário como medida de combate à
crise.

A iniciativa foi do deputado e líder da bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa do RS, Raul Carrion que também é membro titular da Comissão.

Um dos principais pilares da economia moderna, o setor bancário, é inegavelmente o que aufere os maiores ganhos, e um dos responsáveis diretos pela crise econômica. O debate sobre a urgente redução do chamado spread bancário – diferença entre a taxa paga pelos bancos na captação de recursos e a cobrada dos clientes que tomam empréstimos, e que tem como um de seus componentes o lucro da atividade bancária – que entre os meses de julho e dezembro de 2008 saltou de 14,5% para 30,6%, em que pese a paulatina queda percentual da Taxa Selic, medida adotada pelo Banco Central no enfrentamento da crise, torna-se indispensável.

“Toda a iniciativa e mobilização deve se voltar para viabilizar os meios que visem à expansão, e não a retração da economia” afirma Carrion.

Participaram da reunião os deputados Adão Villaverde (PT), Ronaldo Zülke (PT), Heitor Schuch (PSB), João Fischer (PP), Paulo Azeredo (PDT), Nelson Härter (PMDB) e Luiz Fernando Záchia (PMDB).