Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

23/03/2009
Carrion lança site e revita com a história do PCdoB
Na noite desta segunda-feira (23), a bancada do PCdoB lançou a edição comemorativa aos 87 anos do Partido Comunista do Brasil juntamente com o site do deputado Raul Carrion, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
 

Lideranças acompanharam palestra

O conteúdo da revista foi relatado por Carrion, que é historiador, desde o surgimento e fundação do PCdoB no Brasil, passando pela ilegalidade, reorganização e pelo fortalecimento conquistado ao longos dos anos. “A história  do partido não decorre do acaso, é fruto das inúmeras lutas do povo na construção de um modelo de sociedade mais justa, democrática e soberana”, lembrou o parlamentar.

Ilustrada com diversas imagens, a publicação retrata os acontecimentos mais significativos, os ideais, as vitórias e derrotas, muitas vezes custando as próprias vidas dos militantes do partido comunista.
Para Carrion, o momento atual será decisivo para discutir a transição para o socialismo, após a queda do atual modelo capitalista e a crise que atinge o mundo. “Caiu a idéia do mercado absoluto, caiu o ‘Muro de Nova Iorque’, e está na hora de reafirmação do socialismo”, disse.  “A luta dos comunistas é cada vez mais atual e necessária.”

O presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, afirmou que o partido representa a corrente que desde a década de 20 do século passado tem a clareza de que a perspectiva socialista é a melhor para o País. Frassom reforçou a idéia de que a crise mundial chegou ao Brasil em um momento de ciclo positivo na economia e que o Governo Lula está diante de uma encruzilhada. “Ou o governo firma um novo pacto com a sociedade ou a crise pode nos afetar com mais intensidade. Será preciso mais clareza no projeto para derrotar o capital financeiro e especulativo”, disse.

Novo site
A apresentação do site foi recebida com expectativa entre os presentes no evento, os quais puderam conhecer e dispor através da rede mundial de computadores, as informações, sobre as atividades, notícias, publicações e o próprio andamento no mandato do parlamentar comunista.

Entre os participantes estavam a deputada federal Manuela d’Ávila, a presidente municipal da União da Juventude Socialista, Gisele Borges, o coordenador da Unegro, Jose Antonio da Silva, representando a Direção Municipal do PCdoB, Pedro Dias, representando a Direção Estadual, Clóvis Silva, o diretor do POA-TV, Oscar Plentz, o diretor da Afocefe, Carlos de Martini, representado a Secretaria de Esporte Cultura e Juventude de Alvorada, Ismair Rodrigues, a diretora do Semapi, Regina Abraão, o diretor de Habitação de Alvorada, Eduardo Andreis, representante da Associação Satélite Prontidão, Nilo Feijó Filho, representando o gabinete do deputado Adão Villaverde, Gladimiro Dantas, lideranças e camaradas representantes do partido do Estado.