Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

19/03/2009
Carrion parabeniza vitória da esquerda em El Salvador
 
É a primeira vez que a esquerda, representada pela Frente Farabundo Martì de Libertação Nacional (FMLN) chega ao poder.


O líder do PCdoB na Assembléia Legislativa, Raul Carrion, parabenizou em pronunciamento na tribuna, a vitória do jornalista Mauricio Funes, de uma frente de esquerda, nas eleições presidenciais de El Salvador. É a primeira vez que a esquerda, representada pela Frente Farabundo Martì de Libertação Nacional (FMLN) chega ao poder.

Carrion destacou que há 20 anos, através de um entendimento nacional, depois de uma longa luta de caráter inclusive armado, o país latino conseguiu iniciar um processo de democratização. Durante esse  período, El Salvador foi dirigido pela Alianza Republicana Nacionalista – Arena –, uma agremiação política legítima, mas conservadora.

Essa não é apenas uma vitória para o povo salvadorenho. O resultado dessa eleição sinaliza o avanço dos povos latino-americanos ao enfrentar o neoliberalismo, constituindo governos progressistas”.

O parlamentar comunista lembrou que há, na América Latina, 14 países dirigidos por partidos do campo popular, democrático. Esses países, inclusive, participam do Fórum de São Paulo, que há muitos anos se constituiu como local onde forças políticas as mais variadas, mas tendo por norte a luta contra o neoliberalismo, a luta pela independência nacional, a luta democrática e a luta pelos direitos dos trabalhadores, vêm crescendo. “Este é um grande momento para os povos latino-americanos.”

“Quando um povo latino-americano avança no enfrentamento ao império do norte, no enfrentamento das ideias neoliberais, sepultadas agora pelo tsunami da crise internacional, vence também o nosso povo”, disse.

O Partido Comunista do Brasil enviou nota aos camaradas salvadorenhos, parabenizando-os por essa importante vitória. Segue a íntegra da nota:

"Em nome do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), de sua direção e de todos os seus militantes, enviamos nossas mais calorosas felicitações pela eleição, no dia de ontem, do companheiro Mauricio Funes como novo presidente da República de El Salvador, com mais de 1,3 milhões de votos.

Vencendo o terrorismo anticomunista da ultradireita e as ameaças de fraude, com sua eleição ganhou a mensagem de mudança e esperança, de mais democracia e mais direitos para os trabalhadores e para o povo salvadorenho, depois de 17 anos da assinatura dos Acordos de Paz em El Salvador.

A histórica vitória da FMLN reforça o movimento de virada à esquerda da América Latina e do Caribe. Em especial, tem grande significado histórico e estratégico o fato de que na América Central, uma das regiões do mundo que mais sofreu o intervencionismo do imperialismo norte-americano, tenha mais um governo de sentido popular e democrático. Um a um, os povos latinoamericanos em geral, e centroamericanos em especial, vão se libertando dos governos direitistas que impuseram políticas anti-populares e anti-nacionais ao longo de décadas. Com o governo da FMLN em El Salvador, serão 14 os países de nossa região em que partidos de esquerda, membros do Fórum de São Paulo, que participam em governos.

Neste momento de grande alegria dos salvadorenhos e salvadorenhas, que se enchem de esperança de dias melhores, saudamos também a convicção da FMLN de impulsionar, em seu governo, a integração centro-americana em particular e latinoamericana e caribenha em geral.

Lastimamos o fato de não termos podido compartilhar com vocês este festivo e histórico dia. Problemas técnicos impediram que uma representação designada pelo PCdoB para assistir às eleições salvadorenhas chegasse a tempo da mesma. No entanto, reiterando a amizade entre a FMLN e o PCdoB, nos somamos, desde o Brasil, à imensa alegria que enche de esperança nossa região com mais uma vitória das forças democráticas e de esquerda em nossa América Latina."