Porto Alegre, quarta-feira, 24 de abril de 2024

   

Deputado Raul Carrion - PCdoB-RS

12/08/2008
Carrion homenageia os 60 anos da UBES

Estudantes e deputados unidos na homenagem

O deputado Raul Carrion (PCdoB) realizou, na tarde do dia (12) de agosto, o Grande Expediente em homenagem aos 60 anos da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).

A entidade representa 50 milhões de estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio, Técnico, Profissionalizante e Pré-Vestibular do Brasil. O parlamentar relembrou, durante discurso, os principais momentos da brilhante história do movimento estudantil brasileiro. Fundada em 25 de julho de 1948, a UBES teve papel destacado nas principais lutas do País como as campanhas O Petróleo é Nosso, Diretas Já e Fora Collor.

A UBES lutou ativamente pelas Reformas de Base, inclusive integrando a Frente de Mobilização Popular, criada por Brizola em 1962, que tinha por objetivo acelerar essas reformas. Silenciados pelo golpe militar, em 1964, a UBES permaneceu organizada e batalhou em passeatas e manifestações pela volta das liberdades democráticas e por melhores condições de ensino.

Foram os estudantes que assumiram, em atitude de vanguarda, a campanha pelas Diretas Já, em 1984. Os estudantes pintaram o rosto de verde e amarelo e saíram às ruas, exigindo a redemocratização do país, conquistada em 1985. Na Constituinte, a UBES conquistou o voto aos 16 anos e lutou pelos avanços sociais e democráticos , lembrou Carrion. 

Carrion prosseguiu lembrando que, em 1992, diante dos desmandos do governo de Fernando Collor, que inaugura a aplicação do projeto neoliberal no país, os caras pintadas, na sua maioria secundaristas, tomam às ruas sob a liderança da UBES e da UNE, empunhando a bandeira do FORA Collor, mobilizando os demais segmentos sociais e conquistando o impedimento de então presidente. 

Mais adiante, a UBES não deu trégua ao governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso, defendendo a manutenção do ensino público, gratuito e de qualidade, o passe estudantil (meio passe ou passe livre) nos transportes, combatendo as privatizações e as políticas neoliberais , afirmou o parlamentar comunista. Junto com a UNE, as Centrais Sindicais, a Conam, o MST, a Marcha Mundial das Mulheres, a Unegro e outras entidades, construiu a Coordenação dos Movimentos Sociais e a grande Marcha dos 100 mil, em 1999.  

Passeata dos Cem Mil
No dia 28 de março de 1968, um episódio marcou a história da UBES e do país. Uma manifestação contra o fechamento do Restaurante do Calabouço, no Rio de Janeiro, onde os estudantes faziam suas refeições a baixo preço resultou no assassinato, pela polícia, do estudante secundarista Edson Luiz Lima Souto, de 16 anos. Edson Luiz tornou-se o símbolo da resistência não só para os estudantes, mas para todos os que lutaram e sonharam com o fim da ditadura e a recuperação da liberdade , afirmou o deputado. 

O cortejo do seu enterro, que saiu da Cinelândia, onde foi velado, para o cemitério São João Batista, reuniu milhares de pessoas, comparável somente ao de Getúlio Vargas em 1954. As mobilizações estudantis se espalharam por todo o Brasil, culminando com a Passeata dos Cem Mil , no Rio de Janeiro.

Lula na sede da UNE
Por fim, Carrion lembrou a simultaneidade das ações em homenagem ao movimento estudantil. No mesmo dia e horário, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará um projeto de lei (PL), que reconhece a responsabilidade do Estado no incêndio, em 1964, e demolição da sede da UNE e da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), em 1980. 

O projeto do novo prédio, a ser erguido na Praia do Flamengo, está pronto e foi realizado e doado pelo arquiteto comunista Oscar Niemeyer.Foi a segunda visita de um presidente da República à sede das entidades em 71 anos de história. Lula ainda assinou o termo de adesão ao Pacto pela Juventude, que consiste em uma iniciativa do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).

Esta Casa se orgulha de ter contribuído para a reconquista desse espaço histórico da juventude brasileira, através de uma moção assinada por 53 dos 55 deputados estaduais, por ocasião da sua ocupação no início do ano passado. E ciente de que não se pode contar a história do Brasil sem falar da UBES, homenageia seus 60 anos através desse Grande Expediente festivo.

Isabela Soares